Inicio

sábado, 13 de agosto de 2011

Dica literária: "UM DIA"

Hello people,

Quem me conhece percebeu que essa semana estava obcecada por lendo um livro. Devorei em 3 dias, rapidíssimo, de tão boa a história.

Acontece que esses dias estava olhando uns trailers de filmes no youtube e me deparei com o vídeo do filme novo da Anne Hattaway e Jim Sturgess (amo os dois) e fui logo conferir do que se tratava. Só de assistir o trailer me apaixonei e acabei descobrindo que na verdade o filme, que estréia nos EUA em 19 de agosto, era baseado no best-seller  UM DIA, escrito por David Nicholls, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca. Fui correndo baixar o PDF e ler bem rapidinho...rs

Vamos lá com a sinopse:

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.



"Um dia" tem um enredo e narrativa bem diferentes, o autor introduz a cada capítulo um ano da vida de Em e Dex , como estão seguindo o rumo de suas vidas e como a amizade dois dois prevalece a partir das escolhas que ambos fazem.



Emma é bonita, porém insegura, leva uma vida mais conturbada, com dilemas pessoais. Em sempre vive em pensamentos de como ao que se tornaram nos dias atuais, no que poderiam se tornar no futuro, mas Dex é bem sucedido com as mulheres, cada dia tem uma diferente e ela, bem, ela não teve muitos, e eles nem são dignos de serem lembrados. Ele é mulherengo, mas sempre que está enrascado ou com o coração apertado é em Emma que ele recorre com seu papo de sempre. 

Sabe aquela história em que você torce tanto pelos personagens que parece que está assistindo a uma novela ou filme? Foi assim que fiquei ao ler este romance. A cada capítulo e a cada ano de aniversário de amizade dos dois, ficava torcendo por "change event", e realmente me surpreendi com o final, ou melhor meio...enfim, o livro não tem uma ordem correta dos fatos...Trata o passado e futuro de forma aleatória...porém de uma forma que faz total sentido do final das contas.


Pra ficar com o gostinho e vontade pra ler o livro, dá uma olhadinha no trailer do filme aí pra ver se anima, feito euzinha aqui!




Super recomendo, uma ótima leitura!

Bjus,

Lari ;)

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta aí!!!